A fita de LED dá um toque todo especial à decoração. Muito utilizada como iluminação embutida em móveis e forros, ela destaca objetos e confere um clima mais moderno ao ambiente.

Existem, no mercado, fitas de LED com iluminação branca e amarela, além dos modelos coloridos. Também estão disponíveis em diversas potências — para iluminar desde pequenos detalhes de maneira sutil até alguns cantos que precisam de maior intensidade de luz.

Enfim, são acessórios bem interessantes para quem gosta de personalizar a decoração de um jeito prático e econômico.

Esse é o seu caso? Então, confira o passo a passo que preparamos para que você aprenda como instalar fita de LED!

1. SEPARE O MATERIAL NECESSÁRIO
A montagem depende do tipo de produto escolhido. Para a fita de LED monocromática de 5 metros, uma das mais comuns, você precisará de:

fonte compatível com a configuração da fita — a de 12 V é a mais utilizada, mas sempre confira na embalagem ou com um profissional habilitado;
conector tipo P4;
ferro de solda — caso queira emendar duas fitas;
ferramentas e materiais elétricos, como chave de fenda, tesoura, alicate e fita isolante.

2. CONECTE A FITA À FONTE
Faça a ligação do conector P4 com a fonte. Ligue, então, o conector à fita de LED com o auxílio de uma chave de fenda. Nesse momento, fique atento à polaridade. O fio vermelho deve ser ligado ao terminal positivo. Já o fio preto, ao terminal negativo.

A ligação de fitas em série exige mais cuidado. Especialistas não recomendam conectar mais de duas fitas, já que a cada 10 metros é necessário um novo ponto de alimentação para que não haja diferentes níveis de luminosidade.

Para emendar duas fitas de LED, utilize um ferro de solda.

Agora, sua fita de LED está pronta para ser ligada na rede elétrica, conectando a fonte à tomada.

3. APLIQUE A FITA DE LED A UMA SUPERFÍCIE
Antes de mais nada, limpe bem a superfície onde você pretende instalar a fita. Com um pano úmido, elimine todo pó e sujeira. Espere secar.

Em seguida, meça a fita e corte-a, se necessário. Toda fita de LED pode ser cortada. Há pontos de corte marcados na própria fita, geralmente a cada 3 ou 6 LEDs. Mas não faça isso com ela ligada na tomada! Lembre-se de desconectá-la da rede elétrica para não causar acidentes.

Chegou a hora de colar a fita de LED: observe que no seu verso há um uma fita dupla face exatamente para essa finalidade. Posicione no local desejado e finalize a aplicação.

Aqui vão algumas dicas:

se for colar a fita de LED atrás de um painel, ele deve estar de 3 a 6 centímetros da parede, para que ela possa refletir a luz, criando um efeito bem interessante;
no caso de cortineiros, a fita deverá ser colada no recuo, de 3 a 5 centímetros acima do nível do gesso. A parte luminosa ficará voltada para a parede ou para a cortina;
para ambientes externos, compre fitas indicadas exatamente para esse uso, que possuem uma camada de silicone como proteção extra.
Apesar de simples, é sempre recomendável que a instalação de fita de LED seja feita por um profissional para ter um acabamento perfeito.